Antecipação de recebíveis ajuda pequenos industriais a acelerarem suas vendas.

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Antecipação de recebíveis dá a oportunidade da sua empresa focar no que faz de melhor.

 

Ilustração de trabalhadores realizando a antecipação de recebíveis para acelerar as vendas.A antecipação de recebíveis costumava ser vista apenas como um instrumento para desafogar o saldo do mês e garantir capital de giro para empresas. No entanto, agora, muitos pequenos industriais a vê como uma maneira de acelerar as vendas. 

Imagine que é uma fábrica pequena de fios de cobre para indústrias elétricas. A maioria dos seus clientes paga a prazo, logo você deve receber pagamentos ao longo de 3 meses. No entanto, surge um pedido grande que exige mais matéria prima e sua empresa precisa de capital de giro imediato. Para investir nessa oportunidade, você usa a antecipação de notas fiscais daquelas vendas para adiantar o dinheiro e recebê-lo à vista. Dessa forma, pode suprir a demanda que surgiu sem endividamento. 

 

Na antecipação, até mesmo as taxas pagas têm seus benefícios.

 

Toda antecipação de recebíveis requer que uma pequena porcentagem do valor fique com a instituição financeira que cedeu aquele crédito, porém a taxa paga tende a valer a pena quando comparada a empréstimos para empresas por alguns motivos. 

 

O primeiro é que estudos recentes mostram que 25% do tempo de venda dos negócios costuma ser gasto em negociação de prazos e valores, ou seja, existe uma demora significativa no processo que poderia ser agilizado. 

 

Ao antecipar recebíveis, sua empresa tem maior flexibilidade para datas de pagamentos e reduz consideravelmente o tempo necessário de discussão desses aspectos, focando apenas na negociação com as instituições financeiras na obtenção do crédito. Dessa forma, seus fornecedores e clientes têm a liberdade de pagar no melhor momento para eles sem afetar seu fluxo de caixa, já que, sempre que precisar, poderá adiantar esses valores. 

 

Com esse tempo “extra” na mão, você consegue focar na gestão do seu negócio, prospectar mais clientes e conseguir novas vendas sem precisar aumentar o quadro de funcionários ou custos gerais. 

 

O segundo motivo é que, se sua empresa der descontos para pagamentos à vista, vale a pena avaliar se essa porcentagem não é maior que as taxas para antecipar recebíveis. Caso seja, você pode usar a antecipação para continuar recebendo de imediato, mas também dar a oportunidade desse cliente pagar parcelado.

 

Ao utilizar um marketplace de crédito, a antecipação de recebíveis alcança um potencial ainda maior.

 

Segundo o ABCD e ABFintechs, o número de empréstimos para empresas feitos em bancos digitais triplicaram de quantidade em 2020, o que mostra o quanto essas plataformas financeiras online têm ganhado confiança dos empresários e força no mercado.

 

O porquê disso é muito simples: essas plataformas online dão autonomia em todo o processo de obtenção de crédito. Na Finplace, não poderia ser diferente. O marketplace de crédito conecta empresas e instituições financeiras de um jeito rápido e prático, permitindo que o gestor compare propostas e escolha as taxas que acredita serem mais atrativas.

 

Além disso, ao antecipar recebíveis na Finplace, seu negócio não assume dívidas ou se compromete a juros crescentes como faria em empréstimos para empresas, já que está apenas adiantando um valor que já receberia no futuro. 

 

De maneira intuitiva, a antecipação de recebíveis pode fazer parte da estratégia da sua indústria, garantindo que tenha margem nas negociações de prazo, enriqueça seu tempo  e invista na sua atividade. Se quiser conhecer outras formas de crédito ou planejamento, acesse outras Findicas. Acesse também nosso Linkedin e acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram. Ou entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo chat, disponíveis aqui no nosso site.

 

Tags

Cadastre-se agora!


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!