Antecipação de recebíveis: compare as taxas antes de fechar negócio

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Antecipação de recebíveis vem se tornando uma das modalidades preferidas das empresas na hora de buscar recursos para capital de giro ou investimento, mas é preciso conferir atentamente as condições oferecidas no mercado antes de tomar uma decisão 

Ilustração de uma mulher sentada em uma símbolo de porcentagem e um homem medindo com uma fita métrica este símbolo de porcentagem referente as taxas cobradas pelos bancos na antecipação de recebíveis.O mercado financeiro passou por mudanças radicais nos últimos anos, em um movimento impulsionado, sobretudo, pela chegada de novos players apoiados em tecnologias digitais que tornaram as operações mais simples e rápidas. Como consequência, a competitividade aumentou de forma significativa, com vários benefícios para os clientes, e entre os destaques nesse cenário mais dinâmico está o marketplace de crédito, principalmente em modalidades como a antecipação de recebíveis.

 

De acordo com Felipe Avelar, CEO da Finplace, quando se trata de pessoas jurídicas, um dos avanços mais importantes proporcionados pelo marketplace de crédito foi o fim da exclusividade dos bancos convencionais nas operações. “Até algum tempo atrás, a empresa era obrigada a aceitar as condições impostas pelo banco, sob pena de simplesmente ter o crédito negado. O que o marketplace de crédito trouxe, além de vários outros diferenciais, foi a possibilidade de uma negociação direta entre o empresário e a instituição financeira que vai fazer a antecipação de recebíveis. E isso muda tudo”, afirma Felipe. 

 

De olho nos juros

O mais importante nesse novo contexto é sempre comparar as taxas oferecidas no mercado antes de fechar qualquer negócio. “Na antecipação de recebíveis pode ocorrer uma grande variação nas taxas de juros cobradas pelos bancos e, para fazer o melhor negócio, a empresa deve pesquisar com atenção todas as alternativas disponíveis”, lembra Felipe. 

 

Essa variação do custo das operações de crédito fica evidente, por exemplo, no mais recente levantamento do Banco Central, que relacionou as taxas de juros cobradas pelos bancos das pessoas jurídicas entre 29 de dezembro de 2021 e 4 de janeiro deste ano. A taxa anual, segundo o BC, variou dos 10,98% até os 26,08%, ou seja, uma diferença que chega a ser de quase o triplo. 

 

Nos bancos, não há margem para negociar a antecipação de recebíveis, diferentemente do que acontece no marketplace de crédito, onde a empresa escolhe o financiador e discute diretamente com ele as condições mais favoráveis. E não se limitam a isso as vantagens encontradas no marketplace de crédito, como, por exemplo:

 

Rapidez

Em poucos passos tudo se resolve e o dinheiro cai na conta da empresa.

 

Simplicidade

 No ambiente digital do marketplace de crédito, não há espaço para a burocracia ou papeladas desnecessárias.

 

Sem garantias extras

O próprio título é a garantia exigida na antecipação de recebíveis.

 

Então, você já sabe: quando sua empresa precisar de capital de giro, antes de mais nada, compare as taxas cobradas pelos bancos na antecipação de recebíveis e confira as vantagens que você encontra no marketplace de crédito. E, para acompanhar o mercado financeiro, siga os canais da Finplace, visite o nosso Linkedin e acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram. Se preferir, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo chat, disponíveis aqui no nosso site.

 

 

 

Tags

Cadastre-se agora!


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!