Findicas

O blog da
Finplace

Antecipação de recebíveis é importante aliada das PMEs em momentos de necessidade

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Antecipação de recebíveis vem ganhando cada vez mais espaço no mercado.

 

Antecipação de recebíveis, já que tem se mostrado uma opção rápida e com menos burocracia. Segundo o Banco Central, a destinação de crédito para pequenas e médias empresas cresceu 36,4% de junho de 2020 ao mesmo período em 2021, o que significa que elas têm recorrido cada vez mais a novas soluções financeiras para se manterem ativas. 

 

Antecipação de recebíveis é importante aliada das PMEs em momentos de necessidadeA própria antecipação de recebíveis teve uma forte expansão no início de 2021, com 50% de crescimento, de acordo com a Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento).

 

Mas o que significa exatamente antecipar recebíveis? E por quê a solução virou algo comum na vida de empresas menores?

 

Entenda melhor o que é antecipar recebíveis

Imagine que uma fábrica de sapatos vendeu sua produção à prazo e receberá este pagamento só daqui a 60 dias. Em caso de algum imprevisto, antecipar recebíveis pode ser a melhor solução para conseguir capital de giro rápido sem se endividar lá na frente, pois será feito o adiantamento do que receberia no futuro.

 

Com uma nota fiscal de produtos em mãos, marketplaces de crédito como a Finplace conectam empresas que precisam dessa antecipação com instituições financeiras dispostas a conceder crédito. São soluções assim que podem tirar negócios como a fábrica de sapatos do sufoco.

 

Quais são as vantagens?

  • Menos dívidas

Ao contrário do empréstimo para empresas, a antecipação de recebíveis diminui os riscos de endividamento, já que não é uma quantia emprestada pelo banco a ser pago futuramente com juros, e sim o adiantamento de um valor que já seria pago à empresa lá na frente.

 

  • Mais rápido

Ao usar plataformas financeiras online, o processo é prático e menos burocrático que o dos grandes bancos. Na Finplace, por exemplo, é possível se conectar a mais de 200 instituições financeiras gratuitamente.

 

  • Maior autonomia

Por falar em preços, a negociação em plataformas como a Finplace são focadas em dar poder às pequenas e médias empresas. Isso significa que, ao antecipar recebíveis, cada negócio pode escolher até 4 instituições financeiras para comparar, lado a lado, todas as condições e, assim, escolher a que melhor atende às suas necessidades.

 

  • Alternativa para negativados

Nem todos sabem, mas marketplaces de crédito são uma alternativa em que o histórico de dívidas da empresa não influencia na aprovação de uma operação de antecipação de recebíveis. Basta ter uma nota fiscal na mão!

Por que as PMEs estão escolhendo antecipar recebíveis?

Por melhor que seja a administração de um negócio, sempre há momentos de dificuldades ou que o fluxo de caixa simplesmente não dá conta. Nessas horas é preciso ter soluções na manga para lidar com a situação e não ficar no vermelho.

 

Nosso CEO, Felipe Avelar, salienta que “a antecipação de recebíveis pode ajudar em um mês de baixa demanda ou até mesmo em uma oportunidade de maior produção em que é necessário investir em matéria-prima, por exemplo. É uma opção versátil e simples de conseguir capital de giro rápido que seja fundamental para o negócio”.

 

Além disso, o aumento da confiança nessa modalidade de crédito fez com que órgãos reguladores investissem na segurança de duplicatas para que não sejam cobradas mais de uma vez, e  isso tudo pode significar um crescimento do mercado como um todo.

 

Segundo o economista-chefe da Acrefi Nicolas Tingas, “Para existir o recebível, tem que ocorrer uma venda. Portanto, esse é um importante indicador de retomada da economia porque existe fluxo de operações. Tendo a possibilidade de recorrer a esse tipo de operação, as empresas dispensam outras modalidades menos interessantes.” 

 

Por isso, caso queira conhecer um pouco mais o mundo da antecipação de recebíveis e markeplaces de crédito, acompanhe outros artigos do nossas Findicas.

 

Acesse Também Nossas Redes Sociais

Curta nossa página no Facebook , siga nosso Instagram e nosso LinkedIn
E Inscreva-se no nosso Canal

Ou entre em contato através do nosso whatsapp ou chat, disponíveis aqui no nosso site!

Tags

Cadastre-se
agora


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!