Antecipação de recebíveis e projeção de vendas: Entenda como se relacionam!

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Antecipação de recebíveis pode ser uma ótima estratégia complementar para a sua projeção de vendas.

Ilustração de um empresário apresentando a sua projeção de vendas após realizar uma antecipação de recebíveis.A projeção de vendas nada mais é do que o conhecimento de quanto sua empresa deve vender em determinado período de tempo. Apesar da economia poder sempre surpreender, existem padrões que podem ajudar o empresário a se preparar para qualquer contexto e, assim, usar métodos e soluções como a antecipação de recebíveis para auxiliar nas estratégias feitas a partir dessas previsões.

 

Por isso, antes de entender como essa solução se encaixa aqui, é importante saber fazer essas projeções, tendo em mente que elas podem trazer benefícios que vão além de uma simples contagem de vendas, aumentando seu conhecimento de mercado e o engajamento da sua equipe de colaboradores. 

 

Como calcular as projeções de vendas?

Muitas empresas tendem a fazer estimativas de vendas apenas por ‘achismos’, por isso é importante ter uma base sólida de dados que comprovem cada previsão e possam auxiliar sua equipe a ter estratégias para atingir seus objetivos.

 

Uma projeção de vendas deve conter o volume previsto de produtos vendidos, o valor estimado de receita e prazo em que as metas serão atingidas. Ao utilizar um gerenciador da área financeira online, por exemplo, é possível ter dados precisos sobre suas vendas passadas e presentes para estimar as futuras.

 

Sua empresa pode fazer essa previsão baseada em dois aspectos: resultados realizados, em que seu histórico de vendas é usado como base para trazer padrões realistas de crescimento ou queda na saída de produtos; e dados de mercado, cujo propósito é entender o cenário à sua volta com análises de concorrentes e pesquisas que possam dar uma média de como o fluxo de caixa funciona.

 

Entendendo o perfil do seu negócio e as oscilações existentes, você consegue preparar seus recursos para quando precisar de capital de giro sem ser pego de surpresa por alguma demanda. Com base nessas projeções, sua empresa consegue criar melhores estratégias e, assim, chegar a alternativas de obtenção de crédito como antecipação de recebíveis e empréstimo para empresas.

Então, como antecipar recebíveis pode ajudar nessa estratégia?

A antecipação de recebíveis tem se tornado uma solução muito procurada por pequenas e médias empresas por causa de sua praticidade e funciona da seguinte maneira: se sua empresa tem uma venda a prazo para receber, é possível usar a nota fiscal do produto para adiantar esse pagamento futuro e transformá-lo em capital de giro imediato.

 

Aliada à projeção de vendas, antecipar recebíveis pode ser uma maneira segura de se preparar para meses de alta ou baixa demanda. Por exemplo, se a Páscoa é uma época de pico para seu negócio, você pode fazer a antecipação de recebíveis nos meses anteriores para investir em matéria prima e se preparar para o aumento na fabricação do seu produto. O que significa que seu potencial de crescimento também é ampliado, já que pode produzir mais e aumentar suas vendas por causa desse investimento.

 

Dessa forma, a antecipação de notas fiscais se torna uma solução importante que pode ir muito além de ser necessária apenas quando a empresa estiver no vermelho, auxiliando sempre que precisar de mais capital de giro.

 

Em um marketplace de crédito como a Finplace, essa forma estratégica de usar a antecipação de recebíveis tem ainda mais potencial, pois a plataforma financeira conecta você a mais de 300 instituições financeiras, permitindo que tenha acesso a propostas de crédito e possa compará-las lado a lado de maneira transparente, escolhendo a mais vantajosa. 

 

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