Findicas

O blog da
Finplace

Antecipação de recebíveis: Qual é o momento certo para a sua empresa?

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Antecipação de recebíveis é uma forma simples e prática de conseguir aporte financeiro sem dívidas.

Ilustração de uma mulher branca sentada em cima de um relógio com o notebook na mão esquerda indicando que está no momento certo de realizar uma antecipação de recebíveis.Hoje em dia, as soluções de crédito tradicionais como empréstimo para empresas vêm sendo substituídas por modalidades mais eficientes e digitais disponibilizadas pelo número crescente de plataformas financeiras online no mercado. Uma que tem se destacado por seu baixo índice de endividamento e sua praticidade é a antecipação de recebíveis.

 

Ao antecipar recebíveis, uma empresa adianta um pagamento futuro para recebê-lo na mesma hora, mediante a cobrança de uma taxa. Digamos que uma fábrica de plástico esteja precisando de dinheiro para comprar um novo maquinário e assim aumentar as vendas. Caso tenha a nota fiscal de produtos que vendeu a prazo e só receberia o valor daqui a 120 dias, ela pode antecipar e receber a quantia agora mesmo para investir na produção.

 

Com essa opção disponível em diversas plataformas de recebíveis, pode ficar difícil entender qual é o melhor momento para usar do artifício, por mais que o próprio processo evite endividamentos, já que a empresa estará “pegando emprestado” de si mesma.

Então, qual é o momento certo de antecipar recebíveis?

 

A antecipação de notas fiscais pode ser um instrumento precioso para as empresas manterem suas finanças saudáveis de maneira estratégica. Por sua rapidez, muitos podem imaginar que antecipar recebíveis se restringe a momentos emergenciais, mas a opção vai além.

 

Antes de escolher essa modalidade de crédito, pode ser importante se perguntar:

  1. Para quê será utilizado o aporte financeiro?
  2. Como afetará o futuro da empresa?
  3. O negócio tem um planejamento de uso desse crédito?

Responder a estas três perguntas pode ser o pontapé necessário para entender os diferentes momentos em que antecipar recebíveis pode ser chave para a estratégia de uma empresa.

 

Gastos não programados

Nenhum gestor passa sua vida profissional sem enfrentar situações inesperadas. Muitas vezes um funcionário pode se demitir, um maquinário da fábrica quebrar ou sua rede elétrica dar curto-circuito. Emergências assim acontecem e podem afetar drasticamente uma empresa caso ela não tenha o fluxo de caixa para resolver o problema. Por isso, antecipar recebíveis é uma forma de conseguir capital rápido e manter a produtividade sem grandes atrasos.

 

Alta demanda ou oferta inesperadas

Imagine que seu fornecedor oferece um bom desconto em seu material, mas a oferta tem prazo determinado. É muito provável que você não tenha se preparado para essa promoção inesperada e não disponha dos recursos necessários, mas a antecipação de recebíveis se torna uma ótima forma de conseguir aumentar seu estoque por um bom preço e ampliar seu lucro.

Ou, então, é possível que um cliente tenha uma demanda elevada que não esperava e peça seu produto com urgência. Antecipar recebíveis também ajudaria você a manter esse bom relacionamento e não perder uma venda. 

Em qualquer um dos casos, é crucial que acompanhe de perto suas finanças e entenda se de fato a oferta ou demanda valerá a pena ou não para escolher essa modalidade de crédito.

 

Quitar dívidas

Uma grande regra no mundo financeiro é que pedir um novo empréstimo para empresas para pagar um antigo é desaconselhável, por aumentar ainda mais o seu endividamento. No entanto, quando pensamos na antecipação de recebíveis, ela se torna uma forma segura de quitar dívidas que precisam ser sanadas o quanto antes para evitar juros ainda maiores. 

 

Suprir capital de giro

Muitas vezes o fluxo de caixa de uma empresa pode estar em risco em momentos importantes, impedindo-a de contratar novos colaboradores ou pagar a folha de pagamentos. Com a antecipação de notas fiscais, você consegue usar o dinheiro das vendas como medida provisória para pagar o 13° dos seus colaboradores, por exemplo, e restabelecer o capital de giro do negócio.

 

Onde posso fazer a antecipação de recebíveis?

Plataformas financeiras como a Finplace são um ótimo lugar para empresários fazerem a antecipação de recebíveis de maneira segura. Além de ser um marketplace de crédito gratuito e ter diversas outras soluções de crédito, a Finplace conecta empresários e instituições financeiras facilitando ainda mais o processo. 

Ao inserir uma nota fiscal na plataforma, é possível escolher até quatro instituições financeiras para avaliar suas propostas e optar pelas condições mais atraentes para sua empresa, evitando endividamentos e obtendo taxas mais vantajosas. 

Dessa forma, negócios de todos os tamanhos conseguem antecipar recebíveis nos momentos mais propícios, e resolver seus problemas com autonomia e rapidez.

 

Se quiser explorar esse mundo do crédito, leia nossas outras Findicas

Tags

Cadastre-se
agora


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!