Findicas

O blog da
Finplace

Antecipação de recebíveis: quando sua empresa precisa fazer com urgência

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Quando falta dinheiro para cumprir os compromissos de curto prazo, nem sempre é preciso correr ao banco e pedir um empréstimo da maneira convencional, a antecipação de recebíveis pode ser a solução.

 

Ilustração de um homem em pé vestindo um terno com uma maleta na mão esquerda e uma segurando uma lupa em sua mão direita olhando para uma seta vermelha na sua frente representando que a antecipação de recebíveis é o melhor caminho.Antecipação de recebíveis é a melhor resposta para a necessidade de crédito das pequenas e médias empresas no curto prazo, e é importante saber quando essa operação deve ser feita sem demora, para manter o equilíbrio das contas. Hoje, existem alternativas bem mais favoráveis, com destaque para a antecipação de recebíveis em um marketplace de crédito, que nada mais é do que receber agora um valor que só entraria no futuro. A questão é saber quando chega a hora certa de fazer essa operação.

 

De acordo com Felipe Avelar, CEO da Finplace, há alguns sinais que mostram com clareza o momento em que a empresa precisa de uma antecipação de recebíveis ou se é possível adiar mais um pouco essa iniciativa:

O primeiro sinal é a insuficiência de capital de giro para cumprir os compromissos imediatos.

Se há contas a vencer na semana e falta dinheiro em caixa, é preciso correr para cobrir tudo a tempo, e nesse caso a antecipação de recebíveis no marketplace de crédito é a opção mais lógica, devido à facilidade e à rapidez na liberação do valor negociado , explica Felipe.

 

Além do baixo capital de giro, o CEO da Finplace lembra outras três situações que justificam a antecipação de recebíveis:

 

Faltam recursos para cobrir os salários 

“Mesmo se o empresário for rigoroso no controle financeiro, sempre podem ocorrer imprevistos. Basta, por exemplo, que um cliente importante deixe de fazer um pagamento no prazo para que tudo fique comprometido. E uma das piores situações é o atraso nos salários dos colaboradores. A antecipação de recebíveis é capaz de resolver rapidamente o problema”, diz Felipe.  

 

Queda súbita nas vendas

O CEO da Finplace lembra que o equilíbrio do fluxo de caixa e do capital de giro da empresa depende do planejamento das entradas e saídas de dinheiro, o que está diretamente relacionado à previsão de vendas. “Se a economia estiver instável, pode ocorrer uma queda repentina nas vendas, e às vezes isso é fatal para o equilíbrio do negócio. Mais uma vez, a antecipação de recebíveis no marketplace de crédito surge como a alternativa mais vantajosa, já que o empresário negocia as condições que mais lhe convêm, diretamente com o financiador que escolheu”, diz.

 

Necessidade de investir  

“Às vezes, quando a situação se complica, em vez de simplesmente cortar gastos, a empresa precisa investir em soluções capazes de aumentar seu faturamento. Por exemplo, em um novo serviço de entrega, em divulgação nas redes sociais ou no site ou até na concessão de prazo maior aos clientes. É investir para ganhar mais, e novamente, a antecipação de recebíveis surge como uma forma de ter em mãos um dinheiro que a empresa só receberia no futuro”, completa Felipe Avelar. 

 

Agora que você conhece alguns dos sinais de que sua empresa precisa urgentemente de uma antecipação de recebíveis, veja como fazer essa operação nas melhores condições possíveis. Para isso, visite o nosso Linkedin e acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram. Ou entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo chat, disponíveis aqui no nosso site.

Tags

Cadastre-se
agora


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!