Antecipação de recebíveis: uma alternativa para manter o caixa em dia

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Antecipação de recebíveis pode corrigir eventuais problemas causados por erros no fechamento do caixa e, assim, evitar surpresas desagradáveis e ajudar a manter o equilíbrio das contas da empresa  

 

Ilustração de um empresário calculando o valor que será solicitado em uma antecipação de recebíveis para evitar prejuízos no fechamento de caixa da empresa. O fechamento do caixa é uma tarefa que parece simples, mas é importante para a saúde financeira da empresa e requer atenção e boas práticas, a fim de evitar surpresas desagradáveis. Trata-se, em resumo, da conferência minuciosa dos valores que entraram e saíram em determinado período, para a identificação de eventuais erros de lançamento capazes de prejudicar o fluxo de caixa e, consequentemente, o capital de giro. Mas onde a antecipação de recebíveis entra nesta história? Veremos isso mais adiante.

 

O controle do fechamento do caixa pode ser feito manualmente ou por meio de ferramentas digitais, de acordo com o sistema adotado pela empresa, mas o essencial é que o saldo encontrado seja compatível com o cálculo das entradas e saídas de dinheiro. Se houver uma divergência, tanto positiva como negativa, as contas precisam ser revistas para que o erro seja encontrado e não afete o equilíbrio financeiro da empresa. 

 

O ideal é que o fechamento do caixa fique sob a responsabilidade de uma única pessoa, com acesso a toda a movimentação financeira do dia, para que o controle seja mais efetivo. Retiradas antecipadas – as “sangrias” – merecem atenção especial, mas também os pequenos pagamentos precisam ser computados corretamente, inclusive aqueles feitos por cartão de crédito. O fechamento do caixa é, também, uma maneira de identificar casos de fraude na empresa.

 

Antecipação de recebíveis 

Se o fechamento do caixa foi feito de forma correta e há uma sequência de resultados negativos, com saídas maiores do que as entradas, provavelmente está ocorrendo um excesso de retiradas ou uma redução das receitas da empresa. Nessa situação, para manter o equilíbrio financeiro, a antecipar recebíveis pode ser a alternativa mais favorável.

 

De acordo com Felipe Avelar, CEO da Finplace, quando feita em um marketplace de crédito a antecipação de recebíveis resolve rapidamente os problemas de caixa: “Em primeiro lugar, destacam-se a rapidez e a simplicidade da operação, que pode ser completada em poucos passos, sem nenhum tipo de burocracia. Além disso, ao fazer a antecipação de recebíveis no marketplace de crédito, o empresário pode escolher a instituição financeira de sua preferência e, ainda mais importante, adquire poder de negociação para obter as condições mais favoráveis”, explica Felipe.

 

O CEO da Finplace lembra ainda que, por se realizar no ambiente 100% online do marketplace de crédito, a antecipação de recebíveis dispensa papeladas desnecessárias ou garantias extras e proporciona transparência e segurança ao empresário. 

 

“O ideal é que os controles feitos pela empresa sejam mantidos sempre em dia, entre os quais o fechamento do caixa, para que se tenha sempre uma visão geral dos resultados dos negócios. Porém, em caso de necessidade, o empresário deve considerar a possibilidade de recorrer à antecipação de recebíveis, que é diferente do empréstimo bancário e não envolve uma dívida a ser paga nos meses seguintes, pois simplesmente permite receber na hora valores que entrariam no futuro”, completa Felipe Avelar.

 

O importante é lembrar que, em caso de necessidade, a empresa deve considerar tudo o que o mercado oferece antes de correr ao banco para pedir um empréstimo. E para saber como fazer antecipação de recebíveis de forma rápida e descomplicada, cadastre-se no site da Finplace, visite o nosso Linkedin e acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram. Se preferir, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo chat, disponíveis aqui no nosso site.

Tags

Cadastre-se agora!


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!