Antecipação de recebíveis x reserva de emergência: entenda a diferença

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Antecipar recebíveis não é sinônimo de reserva de emergência, mas representa uma alternativa viável quando surge a necessidade de cumprir um compromisso urgente, desde que não comprometa o planejamento financeiro da empresa

Antecipação de recebíveis  pode ser utilizada em diferentes situações, por uma pequena ou média empresa, nas quais se torna vantajoso antecipar um recurso que só entraria no futuro, como, por exemplo, a necessidade de reforçar o fluxo de caixa em determinado momento ou até mesmo para investir no negócio. Porém, isso não significa que essa operação deve ser tratada rotineiramente como uma reserva de emergência, sem o devido planejamento.    

Ilustração de uma mulher com a mão no queixo expressando dúvida sobre a diferença entre reserva de emergência e antecipação de recebíveis.

“Se a antecipação de recebíveis não for planejada ou se é usada de forma indiscriminada, a empresa corre o risco de, nos meses seguintes, defrontar-se com problemas de caixa”, alerta Felipe Avelar, CEO da Finplace.

“Porém, em muitas situações a antecipação de recebíveis é a solução mais adequada para honrar compromissos, principalmente quando, por causa de uma crise ou de um problema inesperado, a reserva de emergência esteja esgotada”, explica Felipe. 

Isso significa que antecipar recebíveis online pode ser um recurso capaz de suprir o capital de giro, completar a folha de pagamento ou pagar despesas menores. “Apenas é necessário que, de acordo com o planejamento financeiro, o valor não faça falta mais à frente, quando a quantia correspondente ao título entraria no caixa. O ideal é que a empresa mantenha sempre uma reserva de emergência, mas sabemos que nem sempre isso é possível, e aí a antecipação de recebíveis pode ser a melhor alternativa”, diz Felipe Avelar. 

 

Onde fazer antecipação de recebíveis

Com os atuais juros altos e as dificuldades na obtenção de crédito, a antecipação de recebíveis vem sendo cada vez mais utilizada pelas pequenas e médias empresas. Para isso, o caminho natural é o marketplace de crédito, pela rapidez em que a operação se completa e as várias outras vantagens oferecidas, como se vê a seguir:

 

. Possibilidade de negociação 

Esse é um dos diferenciais mais importantes da antecipação de recebíveis. Quando pede um empréstimo em um banco convencional, o empresário não tem nenhum poder de negociação e é obrigado a aceitar as condições que lhe são impostas. No marketplace de crédito, ao contrário, é possível escolher o financiador e negociar diretamente com ele.

. Rapidez 

A antecipação de recebíveis no marketplace de crédito se completa em poucos passos e logo em seguida o dinheiro cai na conta da empresa.

 

. Sem burocracia 

O processo não requer papelada desnecessária nem garantias extras além do próprio título a ser negociado.

 

. Segurança e transparência 

 A antecipação de recebíveis no marketplace de crédito ocorre em um ambiente online 100% seguro e transparente, sem contratos com letras pequenas. 

 

Portanto, se você quer investir na empresa ou precisa cumprir um compromisso e não possui reserva de emergência, considere a possibilidade de fazer uma antecipação de recebíveis em um marketplace de crédito. E para saber mais a respeito dessa e de outras operações financeiras ao alcance de sua empresa, siga os canais da Finplace, visite o nosso Linkedin e acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram. Se preferir, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo chat, disponíveis aqui no nosso site.

 

 

Tags

Cadastre-se agora!


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!