Capital de Giro: 4 sinais de falta de estratégia no fluxo de caixa e como resolvê-los.

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Capital de giro é fundamental para você entender a necessidade financeira do seu negócio.

Ilustração de 4 empresários sentados a mesa discutindo estrategias para manter o capital de giro em equilíbrio.De acordo com a Lendico, uma pesquisa demonstrou que o principal motivo para os pedidos de empréstimo para empresas é o capital de giro, totalizando 34% dos empresários do país. Por isso, é fundamental entender sua relação com a gestão financeira de um negócio e garantir que a falta dele não leve à falências. 

 

Ao compreender seu fluxo de caixa, um empresário pode controlar sua necessidade de capital de giro de maneira estratégica. Em suma, o fluxo conta uma história, muito mais do que demonstra dados de entradas e saídas de dinheiro em uma empresa. 

 

É por meio da atualização do fluxo de caixa que você conhece o comportamento de clientes e fornecedores, entende seu modelo de negócio e estabelece sua sazonalidade para fazer projeções e atuar estrategicamente. Afinal, o registro é apenas a primeira etapa do processo que realmente importa: controlar, programar, projetar e agir.

 

No entanto, sabemos bem que o cotidiano é atarefado e nem sempre permite um controle rígido do fluxo de caixa, mas é importante ficar atento(a) a quatro pontos básicos para garantir a saúde financeira de uma empresa.

 

Quais são os quatro sinais de que você ainda não tem estratégia?

Ficar no vermelho de repente

Ter menos a receber não significa necessariamente que sua empresa vai falir ou seu negócio vai mal, afinal de contas é normal que movimentos de entrada e saída de dinheiro não sejam síncronos, especialmente em determinados modelos de negócio.

 

No entanto, o ponto-chave é a palavra “de repente”, ou seja, se você for pego de surpresa sem recursos que achava que teria ou precisava, será um sinal de alerta. 

 

Com um bom acompanhamento de fluxo de caixa, você tende a estar preparado(a) para essas situações de baixa e assim, poderá até fazer uma antecipação de recebíveis para adiantar um pagamento futuro e suprir essa falta de capital de giro momentânea. Caso esses desequilíbrios não sejam passageiros ou se tornem uma rotina, é crucial repensar a estratégia de negócio.

 

Sobrar dinheiro

Apesar do que muitos podem pensar, sobrar recursos também pode indicar erros de gestão. Como o nome diz, um fluxo de caixa é algo constante e consistente sempre em movimento, o que significa que o ideal é não haver dinheiro estagnado.

 

O capital de giro é exatamente o essencial para o cotidiano da empresa e, caso esteja sobrando, é importante que seja destinado para o próprio negócio, seja na compra de materiais, novas contratações ou renovação de maquinários, ou usado em investimentos no mercado financeiro. Assim, ele é usado de maneira inteligente a seu favor.

 

Atrasar pagamentos

Qualquer que seja o pagamento que sua empresa precise fazer a fornecedores ou colaboradores, atrasos podem comprometer a relação de confiança que criou com esses membros de sua cadeia. 

 

Pagamentos dentro do previsto diminuem as chances de fornecedores atrasarem entregas ou abandonarem sua empresa quando mais precisa, assim como salários em dia ajudam na produtividade e motivação de seus funcionários. Por isso, esse fator de risco é importantíssimo para garantir a satisfação de quem rodeia o seu negócio e o ajuda a entregar seu produto ou serviço final.

 

Faltar equipamentos

Todo negócio precisa de materiais e equipamentos específicos para se manter, desde itens menores como papel e caneta até os maiores como maquinários. A falta frequente de alguma ferramenta ou solução improvisada pode acarretar em reparos mais caros, além de afetar a qualidade do seu produto final. Por isso, o ideal é estar a par dessas necessidades e se organizar para supri-las.

 

Então, como melhorar uma estratégia de fluxo de caixa?

Esses sinais mostram carências, mas não significam que sejam irrecuperáveis. Muito pelo contrário, a atenção nessas falhas já demonstram que está no caminho certo. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a manter seu fluxo de caixa saudável e controlar sua necessidade de capital de giro a partir de hoje.

 

Mantenha seu fluxo de caixa atualizado diariamente

Escolha um horário do dia e crie o hábito de fazer o registro de entradas e saídas do seu negócio de preferência usando tabelas financeiras online ou planilhas de excel. Dessa forma, você mantém atualizadas informações preciosas, de pouco em pouco, anotando tudo que achar relevante sobre o dado. Afinal, um lançamento incompleto pode se tornar um problema se depender só da sua memória no futuro. 

 

Crie categorias de organização

Com receitas e despesas bem categorizadas, é possível agrupar e entender melhor seus dados. Todo custo, por exemplo, costuma poder ser dividido em administrativo (telefone, salários), comercial (marketing, divulgação) e financeiro (juros, multas, impostos), portanto você pode começar daí e criar classificações que ajudem a identificar o que está exigindo mais recursos ou de onde vêm seus maiores lucros. 

 

Construa um planejamento

Um bom fluxo de caixa ajuda a programar a chegada e saída de recursos na sua empresa e, assim, permitir que se organize a partir desses dados. Com um histórico, você conseguirá prever baixas, planejar contratações e aplicar dinheiro quando necessário de maneira mais assertiva, o que nos leva a outra grande dica.

 

Antecipe recebíveis quando necessário

Como já mencionado, a antecipação de recebíveis é uma modalidade de crédito fácil e rápida de conseguir e, portanto, uma ótima ferramenta estratégica para um negócio. Basta a nota fiscal de uma venda a prazo de produto para sua empresa transformar esse valor em capital de giro imediato com a ajuda de um marketplace de crédito como a Finplace. 

 

Esta plataforma financeira online é gratuita e funciona como uma ponte entre você e instituições financeiras prontas para disponibilizar crédito com maiores vantagens, tornando o processo, antes cansativo, em algo simples e rápido sem criar dívidas, já que, ao antecipar recebíveis, sua empresa estará apenas adiantando um valor que já seria seu.

 

Com sua atenção em foco e estratégia em ordem, seu negócio poderá aplicar capital de giro onde precisa e manter seu fluxo de caixa eficiente para crescer no seu mercado como merece. Quer saber mais sobre soluções financeiras online? Leia o resto do nosso blog. E, para se manter sempre atualizado, visite o nosso Linkedin e acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram. Ou entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo chat, disponíveis aqui no nosso site.

Tags

Cadastre-se agora!


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!