Capital de giro bem administrado é essencial para a gestão da empresa

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Capital de giro é uma ferramenta importante para o equilíbrio financeiro do negócio e pode ser recomposto por meio de controle cuidadoso e iniciativas que vão desde o corte de gastos até o aumento da receita, a renegociação com os fornecedores e a antecipação de recebíveis

Ilustração de um empresário distribuindo cédulos de dinheiro após conseguir administrar bem o seu capital de giro.Qualquer que seja o porte de um empreendimento, a boa administração envolve uma série de controles administrativos e financeiros capazes de manter o empresário informado de tudo o que acontece no dia a dia, a fim de que possa cumprir seus compromissos sem comprometer os resultados previstos. Para isso, o capital de giro desempenha um papel fundamental, na medida em que representa a fonte dos recursos destinados ao pagamento das despesas da empresa e, assim, permite mantê-la em funcionamento.

O capital de giro deve ser suficiente para cobrir, durante um determinado período, todos os gastos relacionados a aluguel, folha de pagamento, impostos, contas de energia, água, telefone e internet, reposição de estoque, material de consumo e demais despesas de rotina, sem depender exclusivamente da entrada de receita. “Deve ser visto, portanto, como uma reserva financeira em volume suficiente para suportar períodos de vendas mais baixas”, resume Felipe Avelar, CEO da Finplace.

Alternativas para repor  

Quando isso não basta, a saída é buscar recursos externos, e nesse caso alguns empresários logo pensam em pedir um empréstimo bancário, o que provavelmente não será a melhor alternativa, já que representará dívidas a serem pagas no curto e no médio prazo, com risco de novo comprometimento do capital de giro. “O importante é pesquisar com cuidado todas as opções que o mercado oferece, como a antecipação de recebíveis em um marketplace de crédito, que vem ganhando uma preferência cada vez maior, graças às vantagens que proporciona para a recomposição do capital de giro”, lembra Felipe Avelar. 

 

Entre outros diferenciais, a antecipação de recebíveis no marketplace de crédito se completa rapidamente, em poucos passos e sem burocracia. Em uma plataforma 100% online, que oferece segurança e transparência nas operações, também é possível negociar diretamente com a instituição financeira, o que não acontece em um empréstimo bancário. Dessa maneira, o empresário ganha poder de negociação para obter as condições que mais lhe convêm e, assim, fortalecer o capital de giro sem comprometer o equilíbrio financeiro do negócio.

 

E para saber como administrar o capital de giro e obter mais detalhes da antecipação de recebíveis no marketplace de crédito, siga os canais da Finplace, visite o nosso Linkedin e acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram. Se preferir, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo chat, disponíveis aqui no nosso site.

 

 

Tags

Cadastre-se agora!


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!