Capital de giro: entenda a necessidade de direcionar recursos financeiros para produção.

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Fluxo de caixa equilibrado é fundamental para qualquer empresa crescer em seu ramo.

Todo bom empreendedor sabe que, por mais que o investimento inicial seja importante, toda empresa precisa injetar dinheiro no negócio ao longo do tempo para sobreviver. Só assim ele poderá prosperar e aproveitar as oportunidades no caminho para crescer, o que significa que sempre precisará do capital de giro.

 

Ilustração de uma bússola com um homem em cima representando a direção que esse empresário deve tomar para conseguir mais recursos financeiros, como o capital de giro.Capital de giro nada mais é do que o valor necessário para uma empresa funcionar e desempenhar suas atividades diárias, representando os bens do negócio e tudo que consegue converter em dinheiro no curto prazo (contas a receber, aplicações financeiras e mercadorias).

 

Qual é a importância do capital de giro?

 

Cada negócio depende do capital de giro de formas diferentes, porém uma coisa é certa: todos precisam saber como calculá-lo e entender seu papel no funcionamento da empresa. Ao estipular quanto precisa para funcionar, ela irá aprender a manter o caixa positivo, conhecer o momento certo para investir na produção e suprir as necessidades de suas atividades operacionais.

 

Por exemplo, uma pequena fábrica de bolsas precisa comprar matéria-prima para poder produzir suas peças. Isso significa obter grandes quantidades de tecidos e, portanto, um gasto inicial alto para manter estoque ou atender um pedido específico.

 

Nesse cenário, o capital de giro é importante para garantir que a empresa consiga se sustentar antes da venda para poder comprar esse insumo fundamental para o negócio.

E caso ele não seja o suficiente, é provável que seja necessário ir atrás de opções de crédito que viabilizem esses custos. 

 

Como obter recursos para formar capital de giro?

Para evitar uma falta de controle do fluxo de caixa, perda de estoque e falha no pagamento de funcionários, soluções de crédito são importantes para obter capital de giro rápido, especialmente se usar plataformas financeiras online como a Finplace. Hoje em dia, existem duas modalidades que se sobressaem:

 

  • Antecipação de recebíveis

Se o negócio tem previsão de recebimento em breve, a maneira mais rápida e barata de conseguir crédito é fazendo a antecipação de notas fiscais dessas vendas a prazo. Assim, o gestor não precisa esperar 30 ou 90 dias para receber o pagamento e consegue capital de giro para empresas imediatamente.

 

Ao utilizar um marketplace de crédito como a Finplace para fazer o pedido, a antecipação de recebíveis se torna ainda mais prática, pois o empresário ganha autonomia para negociar com até quatro instituições financeiras as taxas que acredita serem viáveis e escolher, assim, a melhor proposta. 

 

Além disso, os riscos de endividamento são baixos, já que o crédito recebido é um valor que já seria da empresa e, portanto, não é um recurso externo que depende do pagamento posterior de juros e parcelas.

 

  • Empréstimo para empresas

No entanto, se não tiver recursos a receber, outra solução é o empréstimo para empresas, cujo uso estratégico e planejado pode funcionar muito bem para o crescimento de negócios. Na plataforma financeira da Finplace, é possível encontrar essa modalidade de crédito em um processo rápido, prático e gratuito para o empresário. Dessa forma, se aquela fábrica de bolsas precisar de grandes somas para comprar matéria-prima e dar início a produção, essa solução viabiliza o processo sem a burocracia dos bancos tradicionais. 

 

Com soluções rápidas de crédito ao lado do empresário e um entendimento profundo de como o capital de giro funciona na organização, qualquer negócio pode prosperar independente do seu tamanho. Quer conhecer ainda mais o que a antecipação de recebíveis e o empréstimo para empresas pode fazer por você? Leia outras Findicas. E se você quer saber mais a respeito de outras operações para a sua empresa, siga os canais da Finplace, visite o nosso Linkedin e acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram. Se preferir, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo chat, disponíveis aqui no nosso site.

Tags

Cadastre-se agora!


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!