Findicas

O blog da
Finplace

Capital de giro: entenda como mantê-lo equilibrado.

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Pagar contas, fornecedores, colaboradores e tributos já é difícil normalmente, imagina em tempos de crise.

Capital de giro é fundamental para PMEs se manterem sustentáveis no mercado. Ter um bom planejamento financeiro e controle do capital de giro é crucial para que um negócio se sustente em qualquer situação, pois é uma forma de garantir que cumprirá seus compromissos e continuará seu crescimento.

 

Muitas vezes, no entanto, manter-se firme no mundo dos negócios significa pedir um empréstimo para empresas ou qualquer outro tipo de crédito. De acordo com uma pesquisa feita em 2020 pela Nexoos, a principal razão que as PMEs tiveram para essa demanda durante a pandemia foi exatamente o capital de giro.

 

Nota-se que empresas de Indústrias da Transformação se destacam nos pedidos de crédito com um aumento de 32%, enquanto as de Atividades Administrativas, Comunicação e Informação tiveram 28% e 23% de crescimento dessa demanda, respectivamente.

 

Mas, afinal, o que é capital de giro?

Capital de giro nada mais é do que o que uma empresa precisa pagar (sejam custos fixos ou variáveis) e ainda ter em fluxo de caixa para se manter ativa. Um valor que tenha em mãos representa o equilíbrio financeiro do negócio. 

 

Pode-se calcular da seguinte forma:

Capital de giro = contas a pagar – (contas a receber + valor em estoque)

 

Como se consegue capital de giro?

Frente às dificuldades, existem diversas soluções para manter o capital de giro equilibrado, tanto em tipo de crédito quanto em formatos. As novas tecnologias, por exemplo, têm ajudado pequenas e médias empresas a ganhar autonomia. As chamadas plataformas financeiras online dão rapidez e flexibilidade ao processo, além de desburocratizá-lo. 

Investimento próprio

Caso os donos ou sócios de um negócio tenham que investir com suas contas pessoais no momento de necessidade, essa é a primeira opção aconselhável para que não recorram a um empréstimo para empresas e façam possíveis dívidas. 

 

Renegociação de dívidas

No entanto, caso tenha dívidas, é importante tentar renegociá-las antes e estender prazos de pagamento, se possível. Dessa forma, a empresa terá mais tempo para conseguir o valor necessário para quitá-las. 

 

Antecipação de recebíveis

Ainda assim, o ideal é sempre não se endividar, o que nos leva a uma ótima opção: antecipação de recebíveis. Com ela, a empresa pode adiantar a nota fiscal de um produto que vendeu a prazo e receber o valor à vista na hora. Apesar de ainda contar com o pagamento de taxas, antecipar recebíveis é uma forma de obter aporte financeiro ‘pegando emprestado’ de si mesmo, o que evita dívidas com bancos. 

 

Empréstimo para empresas

Muitas vezes não há como escapar do empréstimo para empresas, mas a solução ainda pode ser benéfica se usar um marketplace de crédito ou qualquer outra plataforma financeira para isso. Com essas opções digitais, o empresário tem a oportunidade de conseguir taxas mais vantajosas e ainda escolher de qual instituição financeira irá obter crédito de maneira mais consciente. 

 

O que saber antes de obter crédito?

Frente a todas essas opções, cabe ao empresário entender seus objetivos e como irá se planejar financeiramente com esse aporte. Por isso, antes de obter crédito, tenha em mente que controlar o capital de giro, mapear entradas e saídas de dinheiro e adotar ações de redução de custo são o primeiro passo.

 

Depois desse planejamento, pode-se usar essas soluções de crédito para somar ao seu negócio e fazê-lo crescer de verdade. Afinal, em muitos momentos, um aporte financeiro extra é importante para aproveitar oportunidades de mercado.

 

A escolha da plataforma financeira que vai ajudá-lo também é essencial para seu sucesso. Na Finplace, o marketplace de crédito mais completo do Brasil, é possível encontrar produtos como antecipação de recebíveis e empréstimo para empresas, além de outros que poderão agregar valor ao negócio e toda sua cadeia de apoio.

 

Caso queira saber mais como um marketplace de crédito pode ajudar, fizemos um artigo sobre isso; além de muitos outros que pode ler aqui no blog.

Acesse Também Nossas Redes Sociais

Curta nossa página no Facebook , siga nosso Instagram e nosso LinkedIn
E Inscreva-se no nosso Canal

Ou entre em contato através do nosso whatsapp ou chat, disponíveis aqui no nosso site!

Tags

Cadastre-se
agora


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!