Capital de giro líquido: você sabe qual é o papel desse indicador na sua empresa?

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Capital de giro líquido controlado é uma forma de enfrentar as dificuldades que possam surgir e fazer seu negócio decolar.

 

Ilustração de um empresário decolando após conseguir manter o capital de giro liquido da sua empresa equilibrado.O capital de giro pode ser vital para um negócio. Uma prova disso foram os resultados de uma pesquisa da BizCapital que diz que 65% dos empréstimos para empresas de 2021 foram usados para suprir faltas no indicador, que também é um dos principais causadores do índice de mortalidade empresarial. 

 

No entanto, para entender sua importância, é preciso compreender melhor o conceito e seus elementos.

 

O que é capital de giro líquido?

 

Enquanto o capital de giro padrão é a quantidade de recursos necessários para uma empresa continuar operando, o líquido diz respeito ao saldo de ativos circulantes menos passivos do mesmo tipo. 

 

Quando falamos desse ativo específico, queremos dizer os bens e direitos de um negócio no período de até 12 meses como o caixa, as contas a receber e os estoques; já o passivo circulante é a relação de obrigações que devem ser pagas nesse mesmo prazo como empréstimos para empresas e impostos. 

 

Ao avaliar a relação desses dois indicadores em seus cálculos, o capital de giro líquido fornece informações preciosas sobre a liquidez da empresa, ou seja, a facilidade e velocidade que ela tem para transformar algo em dinheiro.

 

De certa forma, ter esse conhecimento e controle sobre seu negócio é fundamental para entender como ele pode se virar caso necessite de dinheiro em um curto prazo, seja para honrar compromissos, ajudar no fluxo de caixa, resolver uma emergência ou aproveitar uma oportunidade inesperada. 

 

O que fazer quando não for suficiente?

Ao estudar esses elementos que compõem o capital de giro líquido, é possível que se depare com resultados negativos, por isso é essencial que analise a situação e, a partir daí, tenha alternativas que possam reerguer seu negócio. 

 

Uma dificuldade comum entre empreendedores é ter um prazo grande de recebimento pelas mercadorias vendidas. Ou seja, quanto mais estende o tempo, mais compromete um ativo circulante e acaba atrapalhando a liquidez da empresa. Esse valor se torna não-circulante (pagos em mais de 12 meses) e prejudica o fluxo de caixa.

 

No entanto, a antecipação de recebíveis é uma ótima solução para isso. Caso você tenha uma nota fiscal de produto vendido a prazo, é possível usar um marketplace de crédito como a Finplace e adiantar esse pagamento futuro.

 

Uma plataforma financeira assim conecta exatamente empresas que precisam de capital de giro imediato com instituições financeiras dispostas a conceder crédito para ajudá-las, facilitando e agilizando todo o processo. Afinal, ao invés de ter que lidar com burocracias complexas e filas extensas, esses negócios podem fazer a negociação toda pelo computador com menos exigências e maior segurança.  

 

Então, como antecipar recebíveis na Finplace?

A Finplace é uma plataforma financeira online que permite um cadastro gratuito para empresários, garantindo que tenham toda a oportunidade para conseguir o capital de giro líquido que precisam. Assim, depois de colocar seus dados, a empresa já estará apta a pedir a antecipação de recebíveis, seguindo os seguintes passos:

 

  1. Insira um recebível com a taxa desejada;

  2. Negocie com até quatro instituições de sua escolha;

  3. Escolha a melhor proposta para sua realidade.

Feito todo o processo, o dinheiro cai na conta em minutos, garantindo que seu negócio tenha o que precisa para crescer. Afinal, avaliando a necessidade de capital de giro líquido estrategicamente é possível definir como esse crédito será utilizado.

 

Se quiser entender melhor como o empréstimo para empresas ou alternativas financeiras online, leia mais no nosso blog. Siga também os canais da Finplace, visite nosso Linkedin e acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram. Se preferir, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo chat, disponíveis aqui no nosso site.

 

Tags

Cadastre-se agora!


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!