Capital de giro mal controlado pode comprometer o equilíbrio da empresa

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Os consultores empresariais não se cansam de repetir: cuide com muito cuidado do fluxo de caixa, que é essencial para manter o bom funcionamento da empresa. 

 

Ilustração representando uma balança laranja, onde de um lado temos 03 pessoas em pé e 01 pessoa pendurada e do outro lado temos um robô que pende a balança para o seu lado, por ser mais pesado e representa o conceito da falta de equilibrio quando o capital de giro de uma empresa não está bem estruturadoCapital de giro é um dos pontos mais sensíveis de um empreendimento e deve ser planejado com cuidado para o cumprimento dos compromissos financeiros e para que seja possível investir em projetos de expansão. Em resumo, na definição do Sebrae, o capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e das contas a pagar. Em outras palavras, quanto maior for essa diferença, melhor será a saúde financeira da empresa. 

 

Importância do fortalecimento do capital de giro

Se o capital de giro está fortalecido, a empresa tem condições de manter um nível adequado de estoques, oferecer financiamento aos clientes por meio de vendas a crédito, garantir o pagamento pontual aos fornecedores e aos colaboradores, manter os impostos em dia e, não menos importante, permitir o investimento em projetos de expansão no momento certo.  A base para que isso se torne possível é o planejamento do capital de giro, consolidado no dia a dia pelo controle rigoroso das despesas e retiradas. 

 

Por outro lado, se o capital de giro fica comprometido, os problemas podem se suceder em cadeia, com o risco de, no final, a empresa ficar inadimplente, sem condições de cumprir seus compromissos. Nessa hora, o empresário deve buscar soluções rápidas e eficazes.

 

De acordo com os especialistas, entre os recursos utilizados para garantir que o capital de giro permaneça positivo estão o corte de gastos desnecessários, a negociação com fornecedores e clientes e a antecipação de recebíveis, uma operação financeira que apresenta vantagens claras na comparação com o empréstimo empresarial.

Para começar, na antecipação de recebíveis não se faz uma dívida que precisará ser paga no futuro – o que representa um complicador extra – e o empresário sempre fica à frente da negociação, diferentemente do que acontece quando se pede um empréstimo empresarial.

 

Compare e decida

Portanto, se sua empresa está precisando de um reforço no capital de giro, o que é mais do que natural, antes de decidir como conseguir o recurso necessário não deixe de considerar a possibilidade de fazer uma antecipação de recebíveis. Para isso, o caminho lógico é o marketplace de crédito como a FInplace, uma plataforma 100% transparente e online, em que o empresário se sente seguro para completar a negociação. Além disso, há outros diferenciais, como você pode conferir aqui:

 

. Rapidez 

Assim que os recebíveis são inseridos, em dois passos o dinheiro cai na conta da empresa, sem complicações, e você recompõe na hora seu capital de giro.

 

. Ausência de burocracia 

Na antecipação de recebíveis em um marketplace de crédito não é exigida nenhuma garantia extra e leva poucos minutos.

 

. Possibilidade de negociação

No marketplace de crédito, o empresário negocia a antecipação de recebíveis diretamente com a instituição financeira de sua escolha – e, na Finplace, são mais de 200. 

 

Então, caso você tenha necessidade de fortalecer o capital de giro ou pretende investir na retomada da economia, já sabe que precisa conhecer os benefícios de negociar uma antecipação de recebíveis em um marketplace de crédito.

Para mais detalhes, visite o nosso Linkedin e acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram. Ou entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo chat, disponíveis aqui no nosso site.

Tags

Cadastre-se agora!


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!