Findicas

O blog da
Finplace

Capital de giro permite que a empresa mantenha suas operações com mais segurança

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Fluxo de caixa equilibrado é o que mantém a vitalidade dos negócios, e quando as contas ficam no vermelho, uma das alternativas mais recomendáveis é a antecipação de recebíveis em um marketplace de crédito como a Finplace, sem burocracia nem exigências extras

Capital de giroUm tema recorrente no dia a dia de toda empresa é o capital de giro, indispensável para que as contas se mantenham equilibradas e um item essencial no planejamento financeiro. Em resumo, o capital de giro representa a soma do estoque e dos valores a receber e dos que estão no banco e no caixa, menos as contas a pagar, os impostos e as despesas. Se o saldo dessa conta for positivo, a empresa terá fôlego para seguir em frente por determinado período. 

 

Mas como podemos calcular o capital de giro?

Existem várias fórmulas para calcular e administrar com precisão o capital de giro em pequenas e médias empresas, e o Sebrae criou uma planilha prática, em vídeo, com todas as explicações necessárias. “O ideal é que o empresário acompanhe com atenção os compromissos de curto prazo e o controle do caixa, que contabiliza todas as entradas e saídas de dinheiro, para evitar erros de registro ou desvio de recursos”, explica Felipe Avelar, CEO da Finplace. “Além disso, é preciso ter à mão os demais controles: saldo bancário, vendas diárias, contas a receber, estoque, contas a pagar, salários, custos fixos, despesas e impostos mensais”, diz Felipe.

 

Antecipação de recebíveis para capital de giro

Em outras palavras, capital de giro é a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante. Se essa conta tiver um resultado negativo, é sinal de que o empresário precisará repor a importância que falta, de alguma maneira. Para isso, uma alternativa cada vez mais procurada, pelas claras vantagens que oferece na comparação com o empréstimo bancário convencional, é a antecipação de recebíveis. Felipe Avelar relaciona alguns desses benefícios:

 

. Não é um empréstimo – “Na antecipação de recebíveis o empresário não contrai uma dívida que terá de pagar em pouco tempo. Ele simplesmente recebe agora um valor que só estaria disponível no futuro, sem comprometer o planejamento financeiro.”

 

. A liberação do dinheiro é rápida – “Em um marketplace de crédito como a Finplace, não há nenhuma burocracia nem necessidade de garantias extras. A antecipação de recebíveis é liberada em minutos, em uma plataforma 100% online, segura e transparente.”

 

. É possível negociar a taxa mais conveniente – “No marketplace de crédito, o empresário tem a possibilidade de escolher com quem fará a antecipação de recebíveis e, dessa maneira, pode negociar as condições que mais lhe convêm. Ele está sempre no comando da operação.”

 

Felipe Avelar lembra que, além da antecipação de recebíveis, o marketplace de crédito oferece outras operações capazes de fortalecer o capital de giro. Para conhecê-las, visite as nossas Findicas ou acesse nosso Linkedin e acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram. Você também pode entrar em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo chat, disponíveis aqui no nosso site.

Tags

Cadastre-se
agora


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!