Capital de giro: saiba como usá-lo em uma boa estratégia empresarial.

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Capital de giro pode ser usado de maneira estratégica para fazer sua empresa crescer.

Ilustração de três empresários elaborando uma boa estratégia para usar o capital de giro.Capital de giro é um dos índices que  todo negócio bem estruturado precisa  para garantir seu funcionamento conforme vai crescendo. Ao entender o recurso monetário mínimo para comprimento de seus compromissos, uma empresa pode usar este dado a seu favor para criar metas, objetivos e planos de ação que a ajudem a crescer.

 

Sem uma estratégia para obter capital de giro, empresas podem ficar à mercê das flutuações do mercado e depender demais de fatores externos sem conseguir tomar o próprio rumo para atingir seus objetivos. 

 

Dessa forma, seja em uma crise econômica ou épocas de menor demanda, é possível criar um plano empresarial que dê maior entendimento sobre ele e, assim, ajude cada negócio em sua necessidade específica. 

 

Então, como usá-lo na sua estratégia?

Saiba o quanto precisa 

Antes de mais nada, é necessário analisar gastos e ganhos mensais e calcular quanto sua empresa exige de capital de giro líquido para funcionar. Assim, você consegue ter melhor aproveitamento financeiro, destinando cada parte da área.

 

Aborde diversos cenários e prazos

Tenha em mente que seu negócio pode passar por momentos de grandes dificuldades ou altas demandas, por isso é crucial que faça planos de processos em diversos cenários econômicos e operacionais, que levem em conta curto, médio e longo prazos. Assim, estará preparado(a) para momentos que podem exigir um capital de giro maior.  

 

Organize e atualize os dados

Ao organizar esses dados, é possível entender como seu modelo de negócio funciona e encontrar possíveis descasamentos entre pagamentos e recebimentos, um dos principais motivos para as empresas precisarem de capital de giro. Além disso, atualizando essas informações frequentemente, você terá acesso a algo mais próximo da sua realidade, seja com a ajuda de uma plataforma financeira de gerenciamento ou planilhas simples no computador. 

 

Tenha opções de crédito 

Ao contrário do que parece, soluções de crédito não precisam ser usadas apenas quando se está no vermelho. Se sua empresa tiver uma grande demanda repentina, por exemplo, e não tiver capital de giro suficiente para investir na produção, a antecipação de recebíveis pode ser uma ótima modalidade de crédito para se ter ao lado. 

 

Ao antecipar recebíveis, sua empresa poderá transformar notas fiscais de vendas a prazo em capital de giro imediato e, assim, usar esse aporte para investir no negócio e incentivá-lo a crescer ainda mais.

 

E, caso não tenha como fazer antecipação de notas fiscais pois não tem vendas a receber, o empréstimo empresarial sem garantia é uma solução interessante dentro de um marketplace de crédito como a Finplace. Lá, você tem a autonomia para negociar com mais de uma instituição financeira em tempo real e obter a melhor proposta possível.

 

O importante é entender que, ao conhecer melhor sua empresa e o que funciona melhor para ela, é possível definir a estratégia ideal para aproveitar seu capital de giro. Caso queira mais dicas e informações sobre o mundo financeiro, leia mais artigos do nosso blog.  Acesse também nosso Linkedin e acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram. Ou entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo chat, disponíveis aqui no nosso site.

Tags

Cadastre-se agora!


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!