Findicas

O blog da
Finplace

Empréstimo empresarial: como solicitar e manter a saúde financeira da sua empresa.

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Empréstimo empresarial é importante em determinados momentos de um negócio, mas é preciso cautela.

Ilutração de um homem negro sentado em uma seta verde apontada para cima com moedas de ouro e cédulas de dinheiro abaixo indicando que a melhor alternativa para melhorar os negócios é realizando um empréstimo empresarial .Qualquer gestor procura boas oportunidades de negócio, afinal todos querem oferecer o melhor produto para o cliente, certo? No entanto, há momentos em que é necessário algum tipo de financiamento para ajudá-lo, seja na expansão do time, abertura de filiais, compra de maquinário ou investimento em logística. Para isso, muitos vão atrás do empréstimo empresarial.

 

O maior problema, no entanto, é que pedir empréstimo significa ter juros e taxas a pagar, o que leva muitos negócios ao perigoso endividamento. Segundo o Serasa, a inadimplência alcançou 5,8 milhões de empresas em setembro de 2021, número recorde desde 2018.

 

Mas, calma, é possível conseguir um empréstimo empresarial com os devidos cuidados e usá-lo para dar o pontapé inicial que o negócio precisa ou expandir operações sem grandes preocupações. Para isso, separamos dicas de como manter a vida financeira de uma empresa com esse comprometimento.

Como solicitar um empréstimo empresarial de maneira saudável?

  1. Defina sua prioridades

Em primeiro lugar, é preciso entender que necessidades o seu negócio tem e, assim, definir um propósito para o empréstimo empresarial que você precisa. Depois, entenda qual será o valor do aporte financeiro essencial para sua demanda, lembrando que alguns credores cobram taxa de originação descontada de seus rendimentos. 

Para entender melhor as taxas a pagar, existe a possibilidade de usar uma calculadora de empréstimo. Outra opção prática, no entanto, é pedir crédito usando uma plataforma financeira online como a Finplace, que tem cards de negociação que mostram lado a lado todas as condições propostas pelas instituições financeiras.

 

   2.Verifique seu Score de crédito

Independente de usar uma plataforma financeira ou banco tradicional, checar sua nota, ou Score, no site do Serasa, pode dar uma boa base para você saber sua situação financeira. Se conferir com frequência, é possível criar medidas para melhorar sua pontuação ou corrigir possíveis erros antes de pedir um empréstimo empresarial. Afinal, dependendo da instituição, é possível que usem o Score na avaliação para aprovar ou não seu pedido.

   3.Crie um plano de negócios

Essa etapa é fundamental, não só para você criar uma estratégia de como usar o aporte financeiro que receberá, como também antecipar documentos necessários que as instituições financeiras podem pedir. 

Em um plano de negócios, é importante levar em conta em qual estágio sua empresa está, seja um empreendimento novo ou um com anos de tradição em busca de expansão. Assim, consegue escolher as informações mais relevantes e buscar dados que mostram que o valor será bem utilizado como projeções financeiras, pesquisas de mercado, histórico de vendas e planejamento de uso do empréstimo.

Na Finplace, por exemplo, ao compilar os documentos necessários, você consegue enviá-los para todas as instituições financeiras da plataforma terem acesso de uma única vez. Assim, logo depois do cadastro, sua empresa já está pronta para começar as negociações.

 

      4. Escolha bem onde pedirá o empréstimo

Caso escolha um banco tradicional para fazer o empréstimo empresarial, é provável que analisem os documentos e decidam se o liberarão mediante taxas altíssimas e uma série de condições.

Em uma plataforma financeira como a Finplace, no entanto, é bem diferente. Você tem maior autonomia em suas escolhas e o foco se torna a construção de uma relação de confiança com as instituições financeiras por meio da antecipação de recebíveis recorrente.

 

Ao antecipar recebíveis, você usa a nota fiscal de um produto vendido à prazo que tenha e adianta esse pagamento futuro para consegui-lo à vista com a ajuda da instituição financeira. Além de ser uma ótima solução de crédito, ela cria, então, a base desse relacionamento. 

 

Assim, quando precisar de crédito e não tiver nenhum recebível como garantia, o empréstimo empresarial aparece como uma alternativa ainda mais segura e vantajosa para ambas as partes.

 

Um marketplace de crédito como a Finplace tem diversas soluções em uma só plataforma, facilitando ainda mais o cotidiano do empresário independente de ele escolher fazer antecipação de recebíveis ou empréstimo empresarial

 

Caso queira entender melhor como essas opções podem ajudar sua empresa, leia nossas outras Findicas

Tags

Cadastre-se
agora


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!