Fluxo de caixa e capital de giro: entenda as diferenças

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Fluxo de caixa é uma ferramenta tão importante quanto o capital de giro, mas não significam a mesma coisa, embora ambos os conceitos se refiram à manutenção do equilíbrio das contas da empresa.

 

Ilustração de uma mão segurando um saco de dinheiro representando o capital de giro da empresa e outra mão segurando um calendário representando o fluxo de caixa.Apesar de representarem ferramentas de gestão tão comuns no dia a dia de todas as empresas, os significados de fluxo de caixa e de capital de giro ainda podem ser confundidos em algum momento. Em suma, fluxo de caixa é o resumo diário das entradas e saídas de dinheiro, ou seja, o resultado das vendas, das compras e das demais despesas ocorridas naquele período, enquanto capital de giro é o montante necessário para que o negócio se mantenha em funcionamento por determinado tempo, sem contar com novos recebimentos.

 

“Isso significa que são conceitos bem diferentes, embora ambos se refiram ao movimento financeiro da empresa e tenham um papel fundamental no equilíbrio das contas”, destaca Felipe Avelar, CEO da Finplace. “Tanto o fluxo de caixa quanto o capital de giro estão diretamente relacionados a um bom planejamento e ao controle adequado do resultado dos negócios e, muitas vezes, principalmente no caso dos empreendimentos de menor porte, isso pode ser negligenciado, pois não costumam ter uma pessoa específica com a responsabilidade de fazer esse controle”, observa Felipe.  

 

Ele cita, por exemplo, a prática não muito incomum de deixar sem registro no fluxo de caixa as pequenas retiradas e despesas de menor valor. “Isso parece ter pouca importância, mas, no fim do mês, a soma dessas pequenas quantias pode atingir volumes altos e comprometer o capital de giro quando as contas não batem como deveriam.  Além disso, a falta de controle do fluxo de caixa compromete a visão do desempenho real do negócio e o planejamento de forma geral”, alerta Felipe.

 

Quando o capital de giro deixa de ser suficiente para manter a empresa por um período de, por exemplo, seis meses, independentemente dos valores a receber no futuro próximo, é provável que surja a necessidade de buscar fontes de crédito. Nesse caso, a primeira preocupação do empresário deve ser verificar cuidadosamente tudo o que o mercado oferece para conseguir o negócio mais vantajoso possível e tomar a decisão correta. 

 

Antecipação de recebíveis pode ser a melhor opção

Uma das alternativas mais procuradas atualmente como fonte de crédito para pequenas e médias empresas é a antecipação de recebíveis, que permite receber na hora valores que só entrariam nos meses seguintes. Quando feita no marketplace de crédito, a operação se completa rapidamente, sem burocracia, e a única garantia exigida é o próprio título a ser negociado. 

 

Tudo é muito fácil. Em poucos minutos, o empresário faz o cadastro na plataforma online do marketplace de crédito, insere os títulos que quer antecipar, escolhe o financiador de sua preferência (na Finplace são mais de 300 instituições parceiras), negocia as condições e pronto: o dinheiro cai na conta da empresa. 

 

Segurança e transparência

Além da rapidez e do processo descomplicado, o empresário resolve tudo sem sair do seu local de trabalho e fica despreocupado quanto ao resultado, já que o ambiente online do marketplace de crédito proporciona transparência e segurança. Sempre vale o que foi acertado entre as partes.

 

Ainda mais importante, o empresário ganha o poder de negociação que não tem quando pede um empréstimo bancário e é obrigado a se sujeitar às regras impostas. No marketplace de crédito, ele trata diretamente com o financiador e negocia as condições que mais lhe convêm, sem surpresas nem contratos em letras pequenas. 

 

E agora que você tirou as dúvidas a respeito de fluxo de caixa e capital de giro e entendeu a importância do controle financeiro rigoroso, mantenha-se em dia com o que acontece no  mercado financeiro. Para isso, siga os canais da Finplace, visite o nosso Linkedin e acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram. Se preferir, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo chat, disponíveis aqui no nosso site.

Tags

Cadastre-se agora!


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!