Findicas

O blog da
Finplace

Fluxo de caixa é essencial no planejamento da empresa

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Fluxo de caixa indica se é necessário buscar crédito para capital de giro ou se dá para pensar em investir em expansão e melhorias, e sua análise cuidadosa fortalece a tomada de decisões estratégicas para o negócio

Fluxo de caixaFluxo de caixa tem uma importância especial quando falamos sobre o controle financeiro. Fala-se muito na crise provocada pela pandemia, mas algumas das causas do fechamento de empresas de pequeno e médio porte estão diretamente relacionadas à qualidade de gestão. De acordo com um estudo do Sebrae-SP, três fatores principais se destacam quando se analisa por que um negócio fracassa: falta de planejamento prévio, falta de comportamento empreendedor e falhas na gestão empresarial. 

 

Felipe Avelar, CEO da Finplace, destaca a importância do controle cuidadoso do fluxo de caixa: “É preciso cuidar da saúde do fluxo de caixa. Se você ficar realmente atento a esse indicador, conseguirá ter uma visão mais ampla dos gastos, para determinar os que são supérfluos e saber onde cortar custos e aumentar a rentabilidade. Além disso, o fluxo de caixa é essencial para o planejamento dos negócios no curto e no médio prazo, a fim de evitar quebra no capital de giro e a insolvência da empresa”, explica.

 

Segundo Felipe, quando o fluxo de caixa é insuficiente, pode ser preciso buscar crédito para capital de giro, e aí surge um problema bem conhecido nas empresas de pequeno e médio porte. Ele lembra outra pesquisa do Sebrae, Sobrevivência das Empresas (2020), que apontou a falta de capital de giro como causa do fechamento de 22% das empresas que encerraram suas atividades no último ano. “Dessas empresas, 34% disseram que o acesso ao crédito poderia ter evitado o fechamento. E o mais grave: apenas 7% delas conseguiram crédito bancário”, acrescenta o CEO da Finplace.

 

Antecipação de recebíveis é uma boa alternativa

Estabelece-se assim um círculo vicioso: é preciso crédito para capital de giro e fluxo de caixa, a empresa busca um empréstimo no banco, recebe como resposta um “não” ou uma série de exigências difíceis de serem cumpridas, acaba se complicando e, em alguns casos, até fechando as portas. O que salva muitos negócios é a possibilidade de procurar uma alternativa fora dos bancos, no novo mercado, em especial em marketplaces de crédito como a Finplace, por meio de uma antecipação de recebíveis.   

 

Vantagens de antecipar seus recebíveis

Entre outras vantagens, a antecipação de recebíveis no marketplace de crédito, oferece:

 

Crédito imediato
Para os clientes já cadastrados, assim que o empresário insere as notas fiscais de produtos na plataforma online do
marketplace de crédito, em dois passos o dinheiro cai na conta.   

 

Sem burocracia 
“A única exigência é o próprio título a ser negociado, sem necessidade de aval ou outra garantia”, explica Felipe Avelar, CEO da Finplace.

 

Não é dívida
“Na antecipação de recebíveis a empresa recebe na hora um valor a vencer, sem contrair uma dívida que teria de pagar no curto prazo.”

 

Possibilidade de negociação
“O empresário escolhe o financiador com o qual quer fazer o negócio e negocia diretamente com ele as condições que mais lhe convêm”, acrescenta Felipe.

 

Se quiser conhecer melhor outras opções para reforçar o fluxo de caixa, visite o nossas Findicas e acesse também nosso Linkedin e acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram. Ou entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo chat, disponíveis aqui no nosso site.

 

Tags

Cadastre-se
agora


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!