Fluxo de Caixa: entenda sua importância para a saúde financeira do seu negócio.

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Fluxo de caixa é uma ótima forma de entender sua empresa e garantir sua sobrevivência.

Ilustração de um grupo de empresários realizando uma análise da saúde financeira do fluxo de caixa da empresa.Será que você realmente sabe como sua empresa está financeiramente? Ela está dando lucro ou prejuízo? Entender e analisar seu fluxo de caixa é o caminho ideal para conseguir responder essas perguntas com firmeza, garantindo que seu negócio se sustente. 

 

Uma boa saúde financeira significa dizer que uma empresa é lucrativa, e controlá-la nada mais é do que gerenciar certos indicadores de desempenho que vão ajudar um negócio a gerar capital de giro, manter as operações e ampliar seu papel no mercado.

 

Que indicadores podem ajudar no fluxo de caixa?

 

Dominar o fluxo de caixa de uma empresa significa identificar e analisar todos os dados de despesas e ganhos com uma regularidade padrão. Em muitos casos, isso pode representar um controle mensal, semanal ou até mesmo diário, dependendo do tipo de negócio e da frequência de entradas e saídas de dinheiro. Dessa forma, alguns indicadores importantes são:

 

  • Faturamento e Lucro

Ao abrir qualquer plataforma financeira online, alguns podem se deparar com esses indicadores e se confundirem. Enquanto o faturamento é o valor bruto que entrou no caixa, o lucro é o quanto sua empresa ganhou depois de pagar suas despesas. Entender a diferenciação vai garantir que não esteja no prejuízo sem notar, afinal faturar altos valores nem sempre significa estar com uma boa saúde financeira. 

 

  • Custos variáveis e fixos

Para entender melhor suas despesas, é fundamental que calcule corretamente os diferentes tipos de custos. Os variáveis são recorrentes e mudam de acordo com o aumento ou queda de produtividade ou receita, como por exemplo, a matéria prima usada para fazer seu produto. Afinal, quanto mais vender, mais terá esse custo. Já os fixos são valores que não mudam com facilidade de um mês para o outro. Por exemplo, aluguel e pagamento de funcionários. 

 

Em cada negócio, é crucial entender como essa despesa se comporta naquela realidade para conseguir registrá-lo no fluxo de caixa tendo consciência de sua importância. Assim, você avalia melhor quando ele pode ou deve ser reduzido, ou até mesmo quando será necessário pedir um empréstimo para empresas para suprir algum aumento de um custo mais variável.

 

  • Indicadores extras

Toda empresa tem suas peculiaridades, por isso certifique-se de ter um indicador extra que seja importante para seu tipo de negócio que o(a) ajude a medir como está o andamento das suas finanças com exatidão. Alguns muito usados são ticket médio, que representa uma média de valor de venda dos seus produtos, e margem de lucro, que costuma ser um percentual da receita.

 

Controlar todos esses dados, anotando-os diariamente e compondo esse fluxo de caixa com cuidado, vai ser importante para sua empresa ter uma visão mais estratégica do seu futuro e poder tomar decisões de maneira mais assertiva. É assim que você poderá compreender quando precisa de crédito e até mesmo pedi-lo de maneira mais consciente.

 

Marketplaces de crédito podem ser o parceiro ideal para ajudar sua empresa.

 

Um bom controle de fluxo de caixa requer ferramentas e parceiros complementares que darão o suporte que sua empresa precisa para se expandir de verdade. 

 

Ao utilizar um marketplace de crédito, por exemplo, você garante que terá soluções como antecipação de recebíveis e empréstimo para empresas em suas mãos quando precisar de capital de giro rápido no seu negócio. 

 

Na Finplace, a plataforma financeira online conecta você com diversas instituições financeiras dispostas a disponibilizar crédito de maneira rápida e prática, 100% online e de uso gratuito. Assim, sua empresa tem a autonomia de escolher a melhor proposta e negociar de acordo com a sua necessidade. 

 

Além disso, a Finplace tem a funcionalidade do Finscanner que vai ajudar você a gerenciar suas notas fiscais de vendas a prazo e ter uma visão macro do seu negócio com dashboards claros e objetivos de suas finanças.

 

Com um bom planejamento e controle de fluxo de caixa, é possível conseguir um crédito mais consciente que diminua riscos para sua empresa e garanta que ela tenha um longo futuro pela frente. 

 

Quer entender ainda mais como funciona a antecipação de recebíveis ou o mundo financeiro em geral? Confira nosso blog. E, para se manter sempre atualizado, visite o nosso Linkedin e acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram. Ou entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo chat, disponíveis aqui no nosso site.

 

Tags

Cadastre-se agora!


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!