Fluxo de caixa: por que PMEs têm dificuldades com ele e como resolver?

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Fluxo de caixa consegue ajudar qualquer empresa a entender seu saldo e planejar o futuro.

Ilustração de um empresário sentado em uma cadeira analisando documentos da sua empresa sob a mesa e calculando o fluxo de caixa necessário para manter o seu negócio.Hoje em dia, o Brasil tem cerca de 5,2 milhões de pequenas e médias empresas (Sebrae, 2022). Juntas, elas são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e 62% dos empregos de carteira assinada do país. No entanto, apesar de tamanha importância na nossa economia, esses negócios ainda são os que mais enfrentam dificuldades em controlar o fluxo de caixa e conseguir crédito.

O primeiro grande empecilho costuma ser a falta de um bom planejamento empresarial.

 

Começar uma empresa muitas vezes se traduz em poucos recursos e funcionários, o que significa que nem sempre é possível ter alguém responsável pela área financeira que possa cuidar do fluxo de caixa com a atenção necessária. Dessa forma, o empresário pode passar por problemas de controle financeiro e não conseguir ter capital de giro para conciliar a demanda do negócio. 

 

Por isso, o ideal é fazer um planejamento para entender melhor a empresa e até mesmo seu funcionamento financeiro, afinal existem modelos de negócio que têm um descasamento constante entre pagamentos e recebimentos, e precisam aprender a lidar com isso. 

 

Por exemplo, se uma empresa recebe muitas vendas a prazo, ela demora para ter em mãos esses pagamentos, ao mesmo tempo que seus custos fixos (salários, aluguel, entre outros) continuam a ser pagos mensalmente. Ou seja, em determinado período, seu fluxo de caixa ficará desequilibrado, pois terá que arcar com custos antes mesmo de receber o valor total.

 

Uma boa solução para isso é fazer antecipação de recebíveis. Assim, a empresa pode transformar a venda a prazo em um recebimento à vista e ainda fechar qualquer lapso momentâneo no caixa. 

 

Muitas vezes obter crédito é necessário para controlar o fluxo de caixa.

 

Ao contrário do que muitos imaginam, precisar de crédito não significa estar em apuros, afinal ele é algo presente e natural na sustentação de um negócio. Em momentos em que seu fluxo de caixa não está estável, é importante que tenha formas de obter capital de giro para aplicar naquele negócio, como o exemplo da antecipação de recebíveis mostrou.

 

Infelizmente para as PMEs, elas costumavam enfrentar outro grande empecilho nessas horas: os grandes bancos, tornando a busca por aporte difícil e desgastante a ponto de muitas empresas fecharem as portas. No entanto, hoje em dia, existem soluções financeiras online como a Finplace que surgiram para mudar essa realidade.

 

Como resolver o fluxo de caixa desequilibrado?

Com a plataforma financeira da Finplace, empresas conseguem se conectar com instituições financeiras para ter acesso a modalidades de crédito como antecipação de recebíveis e empréstimo para empresas com maior facilidade e segurança.

 

De maneira simplificada e gratuita para os empresários, este marketplace de crédito proporciona uma experiência menos burocrática e transparente, exatamente como uma melhor alternativa aos meios tradicionais cheios de letras miúdas, filas e papeladas. 

 

Inclusive, essas plataformas financeiras online permitem que as empresas tenham maior autonomia para escolher condições e taxas que melhor se adequam às suas realidades. Na Finplace, por exemplo, o empresário pode selecionar até quatro instituições financeiras e comparar suas propostas para escolher a melhor.

 

Com um trabalho constante de planejamento e uma boa gestão, controlar o fluxo de caixa se torna mais fácil com parceiros como a Finplace ao seu lado para ajudar sua empresa a conseguir crédito rápido e prático que funcione a favor do seu negócio.

 

Quer entender melhor sobre plataformas de recebíveis e o mundo do crédito? Continue lendo nosso blog, visite o nosso Linkedin e acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram. Se preferir, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo chat, disponíveis aqui no nosso site.

 

Tags

Cadastre-se agora!


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!