Em matéria publicada no Terra, Dinheiro na Conta e Economia SC, Felipe Avelar analisa a transformação digital e os desafios das instituições financeiras para reinventar seus modelos de negócios.
Resistência dos clientes às novas modalidades de obtenção de crédito
Estamos acostumados com a estrutura convencional dos bancos e, segundo um estudo da Opinion Box, mais de 70% dos entrevistados, entre donos ou gestores de empresas, dizem sentir mais confiança em buscar crédito com as grandes instituições financeiras, apesar do processo ser por muitas vezes lento, burocrático e mais caro.
Segundo Felipe Avelar, esse cenário começa a mudar com a presença mais fortalecida das fintechs como a Finplace, pois não é mais o banco quem comanda a operação e sim os clientes, por meio de negociações digitais.
Principal desafio da inovação: mudar o pensamento das instituições financeiras e empresários.
Mas esse processo ainda está em evolução e, principalmente aqui no Brasil, é preciso desmistificar que o tomador do crédito é uma empresa que está endividada. Na verdade, o que grandes companhias precisam é apenas de capital de giro para seu fomento e crescimento.
De acordo com o CEO, “um dos maiores desafios das fintechs é a mudança de mindset do empresário, fazendo com que ele entenda as novas regras do jogo. O empresário brasileiro está tão acostumado à relação baseada no “medo” do banco que ele tem um vínculo quase pessoal, que beira a dependência emocional, com o seu gerente de conta”.
E como fazer isso?
Democratizando o acesso ao crédito com transparência, agilidade e segurança tanto para os clientes quanto para as instituições financeiras. A digitalização dos processos advinda desta proposta inovadora do mercado de crédito veio para trazer praticidade e mais benefícios a todas as partes envolvidas.
Abandonar velhos hábitos e aceitar diversidade é o caminho certo para desenvolver um novo olhar sobre as inovações.
Para ver a notícia na íntegra, clique aqui
Acesse Também Nossas Redes Sociais
Curta nossa página no Facebook , siga nosso Instagram e nosso LinkedIn
Inscreva-se no nosso Canal E confira nossas Findicas