Felipe Avelar explica as diferenças do Open Banking e Open Finance no portal Convergência Digital

Imprensa

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Com um ano de criação do Pix, Open Finance e Open Banking se tornaram termos que ganharam importância e entraram no grupo de ações que fazem parte dessa transformação financeira digital do Banco Central. No entanto, poucos sabem as diferenças entre os dois e é o que Felipe Avelar, CEO da Finplace, explica no mais novo artigo feito para o portal Convergência Digital.

 

Foto de Felipe AvelarTanto Open Banking e Open Finance são sistemas financeiros digitais abertos que possibilitam que as pessoas tenham controle sob seus dados e garantem que apenas o cliente autorize instituições financeiras a terem acesso a essas informações.

Enquanto o Open Banking permitia essa amplitude de dados entre bancos e fintechs, com o Open Finance esse leque de oportunidade se expande para corretoras de valores e empresas de câmbio e de fundos, tornando-se uma evolução natural do primeiro. 

 

Conforme Felipe Avelar, o cliente poderá ter acesso ao crédito com melhores condições e taxas, além de maior autonomia na gestão financeira por ter acesso a todas as informações em um só lugar. Um movimento que plataformas financeiras online já estavam implementando, mas agora tem ainda mais oportunidades para isso.

 

Segundo ele, “para as fintechs brasileiras, que já nasceram no ambiente digital e atuam sob a bandeira da democratização das operações financeiras, o protagonismo também é indiscutível uma vez que passam a ter acesso a dados que, antes, só os bancos tradicionais tinham.”

 

Dessa forma, pode-se dizer que o Open Finance democratiza o sistema financeiro, dando novas oportunidades de produtos e serviços, e amplia o número de transações no meio digital.

 

Assim como nosso CEO Felipe Avelar, a Finplace ficou muito feliz em poder compartilhar seu conhecimento com um portal de informações de maior referência online das áreas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações do país. Caso queira ver o texto completo, acesse o site da Convergência Digital.

 

Tags

Cadastre-se agora!


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!