Felipe Avelar fala como o acesso ao crédito é crucial para a volta da economia na Gazeta do Povo.

Imprensa

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Em artigo publicado pela Gazeta, o CEO da Finplace aponta tendência de facilidade de crédito para PMEs.

 

No primeiro semestre de 2021, foram abertos mais de 2 milhões de novos pequenos negócios. O número é 35% maior que o mesmo período em 2020 e, segundo o governo, as PMEs já representam 30% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil e cerca de 55% dos empregos gerados. Isso significa que elas têm um potencial grande de crescimento e afetam diretamente toda a economia.

 

Desde 2020, já houve um aumento de 20% das concessões feitas para empresas (dados do Sebrae e FGV). Segundo Felipe Avelar, no entanto, esse número ainda não está nem perto do ideal, tendo em vista o potencial monetário desses negócios. As dificuldades que eles encontram ao pedir crédito ainda são muitas, além das taxas abusivas dos bancos e programas de microcrédito que não suprem a demanda do seu capital de giro.

 

Felizmente, esse cenário traz o surgimento de plataformas financeiras online que facilitam a vida desses empresários. Uma pesquisa do SERASA e Opinion-box aponta que 53% dos consumidores já veem bancos digitais como sinônimo de agilidade, baixa burocracia e boas condições de pagamento. E, para as pessoas jurídicas do país, não parece ser diferente. 

 

Uma das soluções encontradas no mercado, por exemplo, é o Supply Chain Finance, em que empresas podem ajudar seus fornecedores a obterem crédito intermediando o processo de antecipação de recebíveis. Além disso, a criação do Open Banking e Open Finance também mostram uma tendência do mercado em focar no cliente e dar autonomia ao empresário. 

 

Como o CEO da Finplace aponta em seu texto, o empoderamento desse empreendedor é essencial para a retomada da economia, porque será por meio da democratização do crédito e educação financeira que ele poderá aprender a desenvolver seu negócio cada vez mais e ter os meios de fazer isso acontecer.

 

Caso queira ler o texto na íntegra, acesse o site da Gazeta do Povo.

 

Tags

Cadastre-se agora!


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!