Por que o fluxo de caixa deve ser atualizado periodicamente?

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Fluxo de caixa bem controlado é uma ferramenta fundamental para a manutenção da saúde financeira da empresa e pode ser atualizado por meio de operações como a antecipação de recebíveis no marketplace de crédito.

Uma mulher e um homem estão de pé em frente a um notebook analisando o fluxo de caixa da empresa.Qualquer que seja o porte da empresa, é imprescindível que, regularmente, se faça o controle cuidadoso do fluxo de caixa, que indica o resultado das entradas e saídas de dinheiro a cada dia, semana e mês. Essa verificação permite que o empresário saiba exatamente como andam os negócios, mantenha o equilíbrio financeiro e planeje com segurança as próximas iniciativas. 

 

 

 

De acordo com Felipe Avelar, CEO da Finplace, esse controle permite uma visão geral dos resultados obtidos em determinado período. “O fluxo de caixa é um retrato fiel do desempenho da empresa, e qualquer desequilíbrio deve ser analisado com atenção, para que o capital de giro permaneça em nível satisfatório”, explica Felipe.

 

Alguns empresários ainda utilizam planilhas tradicionais para registrar entradas e saídas, mas hoje existem soluções ainda mais práticas e eficientes, como as ferramentas digitais de controle financeiro, que organizam e automatizam as movimentações e, assim, economizam tempo e trabalho.

 

O controle digital permite, ao mesmo tempo, a possibilidade de avaliar de forma mais precisa a situação da empresa, desde que isso seja feito com uma visão mais ampla, considerando os resultados no médio prazo. “Essa abordagem de maior alcance evita que ocorram surpresas desagradáveis por falta de uma reserva de emergência para, por exemplo, pagar despesas não previstas. Se o fluxo de caixa estiver negativo, o capital de giro será afetado e, nesse caso, será preciso buscar um reforço rapidamente”, lembra Felipe Avelar.

 

Antecipação de recebíveis como uma boa alternativa

Quando isso acontece, uma opção vantajosa para a empresa é a antecipação de recebíveis no marketplace de crédito, que não constitui uma dívida a ser paga nos meses seguintes, mas simplesmente a possibilidade de receber no ato um valor que só seria creditado no futuro.

“A situação ideal é aquela em que a empresa está sempre no azul, com fluxo de caixa positivo e o capital de giro equilibrado, mas nem sempre isso acontece. Nessas situações, o empresário deve pesquisar o mercado atentamente e escolher a melhor alternativa”, sugere Felipe.

 

Quando é feita essa comparação, a antecipação de recebíveis apresenta diferenciais que proporcionam claros benefícios, como a rapidez em que a operação se completa. Além disso, há outras vantagens:

 

Ausência de burocracia

Para fazer a antecipação de recebíveis, não há papelada, exigência de aval ou demora desnecessária.

 

Possibilidade de negociação

Em um marketplace de crédito como a Finplace, que mantém parceria com centenas de  instituições financeiras, o empresário escolhe com qual delas quer fazer a operação e ganha poder de negociação para obter as condições mais favoráveis.

 

Segurança e transparência

Na antecipação de recebíveis no marketplace de crédito sempre vale o que foi negociado diretamente entre a empresa e o financiador, sem surpresas desagradáveis.

 

Sem garantias extras

O título a ser negociado é a única exigência requerida na antecipação de recebíveis.

 

Portanto, em primeiro lugar, é preciso manter um controle rigoroso do fluxo de caixa, que deve ser atualizado periodicamente por meio de ferramentas digitais. Se surgir a necessidade, não deixe de considerar a possibilidade de fazer uma antecipação de recebíveis no marketplace de crédito antes de tomar uma decisão. E para saber mais a respeito de fluxo de caixa, capital de giro e outros recursos de gestão empresarial, siga os canais da Finplace, visite o nosso Linkedin e acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram. Se preferir, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo chat, disponíveis aqui no nosso site.

 

Tags

Cadastre-se agora!


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!