Findicas

O blog da
Finplace

Saiba como inovar em tempos de crise

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

A inovação é o caminho para a maioria das pequenas empresas atingidas pela crise do coronavírus, que virou de cabeça para baixo o ambiente dos negócios. E não se trata apenas de recorrer a novas tecnologias, aos aplicativos e às redes sociais para manter os clientes e as vendas. É importante inovar também por meio de ações incrementais e soluções criativas capazes de criar um diferencial competitivo. 

Segundo a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que ouviu executivos de mais de 400 empresas, nada menos que 83% dos entrevistados afirmaram que precisarão de mais inovação para crescer e até mesmo sobreviver no mundo pós-pandemia.

Felipe Avelar, CEO da Finplace, lembra que as crises representam uma ameaça, mas podem ser também uma oportunidade de encontrar novos caminhos: “A pandemia tem consequências sérias e aumenta os riscos da empresa, mas ao mesmo tempo nos tira da zona de conforto e nos deixa mais propensos a arriscar e dar um passo à frente. Nesse contexto inesperado, a inovação, em todas as suas múltiplas abordagens, é a solução”, explica.

Podem ser classificadas como atitudes inovadoras desde as mudanças na organização e no modelo de negócios até a substituição dos bancos convencionais pelas fintechs, por exemplo, que oferecem serviços inteiramente digitais e são mais ágeis. “Por exemplo, quando o empreendedor opta pela antecipação de recebíveis no lugar de um empréstimo bancário, ele está inovando. A crise impõe respostas diferentes para antigas necessidades”, explica.

Para as micro e pequenas empresas, vale conferir o guia digital Inovação para pequenos negócios em tempos de coronavírus, criado pelo Sebrae-MG, que traz várias ferramentas práticas e dicas que mostram como o empreendedor pode adotar soluções inovadoras. O guia pode ser baixado gratuitamente.

Tags

Cadastre-se
agora


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!