Findicas

O blog da
Finplace

Saiba o que é antecipação de recebíveis

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Apesar de ser uma modalidade de captação de crédito muito vantajosa e em forte crescimento (segundo dados do Banco Central, o setor de antecipação de recebíveis cresceu 26%, com saldo de R$ 115 bilhões no Brasil em 2019), muita gente ainda não sabe o que é antecipação de recebíveis. Se você faz parte desse grupo, fique tranquilo que nós vamos explicar isso direitinho…

Para começar, recebível, como o nome sugere, é um valor que a empresa tem a receber por ter realizado a venda de produtos ou serviços. Pode ser representado por notas fiscais, cheques e vendas em cartão de crédito, entre outros. Como grande parte das vendas não é feita com pagamento à vista, as empresas contam com receitas que, em princípio, só poderão ter no futuro.

E por que destacamos a expressão “em princípio”? Porque é possível antecipar esses recebíveis. Ou seja, o dinheiro que só cairia no final do mês, pode ser recebido agora pela empresa.

Como isso funciona? Um exemplo: a Finplace (www.finplace.com.br) oferece uma plataforma online que permite transformar os recebíveis de uma empresa em dinheiro na conta em minutos. Basta inserir as notas fiscais que você quer antecipar. Os financiadores apresentam suas propostas, com diferentes taxas, prazos e tarifas. E você escolhe a melhor (pode até fazer uma contraproposta). Vale lembrar que para o empreendedor o serviço é gratuito (quem paga uma pequena taxa é o financiador).

Mas como fica a antecipação de recebível em um cenário de crise como o atual? “Apesar de uma diminuição inicial na oferta de crédito, medidas devem ser tomadas nas próximas semanas para aumentar a disponibilidade de dinheiro para abastecer essa modalidade de crédito, que é muito importante, principalmente para pequenas e médias empresas”, destaca Felipe Avelar, CEO da Finplace.

Tags

Cadastre-se
agora


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!