Findicas

O blog da
Finplace

Use o tempo extra gerado pela quarentena para reavaliar seu negócio

Findicas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

O impacto do coronavírus e do isolamento social na economia são enormes. E, ao mesmo tempo em que provocam muita preocupação, também podem criar uma situação inédita: empreendedores que passavam o dia correndo para cumprir compromissos e resolver problemas passaram a ter muito mais tempo!

“Muitos pequenos empresários, por conta da correria, levam seus negócios de uma forma um tanto quanto improvisada, sem exercer um controle detalhado dos custos e receitas. É hora de organizar as coisas”, destaca Felipe Avelar, CEO da Finplace. Confira o que o pequeno empresário pode fazer para usar o tempo disponível de uma forma produtiva:

 Crie um controle preciso das despesas que terá nos próximos meses, com definição dos pagamentos prioritários, negociação de prazos com fornecedores e corte dos gastos desnecessários. E reduza gastos por meio de iniciativas como a renegociação de contratos de aluguel e com prestadores de serviço.

 Aproveite para rever os processos. Descubra onde se perde mais tempo e o que pode ser feito para aumentar a produtividade. Nesse aspecto, conversar com os seus colaboradores é muito importante para entender o melhor jeito de operar. Eles estão na linha de frente e conhecem aspectos da operação que você provavelmente desconhece.

 Reavalie o relacionamento com os clientes. Você realmente conhece as necessidades do seu consumidor? Aproveite para conversar com alguns deles, saber como eles gostariam de ser atendidos, se têm sugestões. Além disso, avalie novas estratégias de vendas, como e-commerce, entrega em casa e divulgação por meio de redes sociais.

 Olho na concorrência. Seus concorrentes têm estado no seu radar? O que eles têm feito nos últimos tempos? Tiveram bons resultados antes da crise? Como você pode fazer o que eles fazem ainda melhor?

 Busque capacitação dentro de sua área de atuação, por meio da Internet. O Sebrae, por exemplo, oferece dezenas de cursos gratuitos, como “Marketing Digital para o Empreendedor”, “Como vender pela Internet na crise do coronavírus” e “Gestão Financeira”.

 Mantenha a confiança, sem ceder ao estresse, porque essa tempestade #vaipassar.

Tags

Cadastre-se
agora


Cadastre-se agora

É grátis e em apenas 1 minuto
você conclui seu cadastro!